No Salão do Automóvel, que ocorre em São Paulo até dia 7 de novembro, muitas montadoras apostaram suas fichas nos carros ecologicamente corretos, como os elétricos e os híbridos (que mesclam eletricidade com combustível).
E a japonesa Mitisubishi não ficou de fora dessa, apresentando seu carro-conceito crossover, o PX-MiEV. O modelo híbrido 4×4 segue alguns conceitos do i-MiEV, um carro compacto elétrico que já é comercializado no Japão.
O modelo vem equipado com sistema híbrido plug-in, desenvolvido pela própria montadora, que seleciona automaticamente o modo de funcionamento de acordo com as condições de rodagem e a energia remanescente na bateria.
O Mitsubishi Concept PX-MiEV vem equipado com suspensão a ar controlada eletronicamente e tem ainda um sistema de tração que permite controlar o torque das rodas traseiras a fim de manter a estabilidade direcional do veículo. Os faróis e lanternas traseiras são compostas por LEDs e a carroceria utiliza uma recém-desenvolvida cor metálica que reflete os raios solares, ajudando a manter mais baixa a temperatura interna do veículo.
O destaque desse modelo é o seu Sistema de Monitoramento de Condução conta com uma câmera instalada em frente ao motorista, que verifica constantemente os movimentos dos olhos do condutor para determinar seu nível de alerta. Se o sistema detectar uma diminuição de concentração, ele emite sinais sonoros, vibratórios, visuais e um aroma característico pelo sistema de ventilação e do ar condicionado para alertar o condutor.
Outro sistema implantado no PX-Miev é o Driving Safety Support System (DSSS), também utilizado pela Agência Nacional de Polícia no Japão, consiste em um receptor de bordo que capta sinais transmitidos por sensores ópticos, instalados em câmeras de monitoramento e pontos estratégicos nas estradas, alertando ao motorista sobre veículos próximos, estacionados ou em movimento, além da presença de pedestres.

No response to “PX-MiEV, o híbrido 4×4 da Mitsubishi”
Leave a Reply